top of page

5 erros que a maioria das pessoas cometem ao comprar lotes ou imóveis

Comprar um lote é uma grande decisão de investimento, tendo isso em mente, é de grande importância fazer uma boa pesquisa e buscar o máximo de informações possíveis com relação a empresa ou responsável pela venda.

Por essa razão, separamos para vocês alguns erros que são cometidos por muitos na hora de comprar um imóvel.

Erros mais comuns cometidos na hora de comprar terrenos e imóveis

Não verificar se o terreno pode realmente ser vendido

O primeiro erro que vamos citar, é com relação ao fato de muitas pessoas não verificarem se o imóvel realmente pode ser vendido, pois existem situações onde o dono do imóvel não pode vender o imóvel. Se a venda ocorrer, ela poderá ser anulada por um juiz e o comprador terá que correr atrás do prejuízo.

Por exemplo, se o imóvel serve como garantia para o pagamento de alguma dívida, ele não poderá ser vendido, essa é mais uma das razões para você ir até o Cartório de Registro de Imóveis e solicitar a matrícula com certidão de ônus do imóvel.

2. Não verificar o proprietário do imóvel ou lote pelo qual tem interesse

Outro erro comum, é com relação ao fato de muitos não verificarem se a empresa ou pessoa que está vendendo o terreno ou o imóvel pelo qual você se interessou é realmente o proprietário ou tem a autorização dele, pois muitos golpes podem ser aplicados dessa maneira.

Então sempre exija documentos originais e tire pessoalmente uma cópia atualizada da matrícula do imóvel com certidão de ônus no Cartório de Registro. Só deposite dinheiro na conta do verdadeiro dono. Ele aparece na matrícula que deve estar atualizada. Não confunda escritura com matrícula. O que vale é o que consta na matrícula que está no Cartório de Registro.

3. Não conferir se está tratando com alguém que é realmente um corretor e se tem a autorização do proprietário

Não verificar se o corretor é mesmo corretor e se está autorizado pelo proprietário a negociar o imóvel. Os golpes promovidos por falsos corretores também são muito comuns. Todos os anos, muitas pessoas são pegas exercendo a atividade de corretor ilegalmente.

Pergunte o número do CRECI da pessoa que se identifica como um corretor e verifique junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis do seu estado. Qualquer pessoa pode se passar por corretor se você não souber como identificá-lo.

4. Comprar imóvel sozinho, sem a participação de parentes e amigos no processo de compra

A participação de sua família é bastante importante. Normalmente, não se compra muitos imóveis ao longo da vida. Por este motivo, são poucas as pessoas que tem alguma experiência. Muitas vezes nos deixamos levar e nos envolvemos emocionalmente com o imóvel ou lote que pensamos em comprar. É como uma paixão à primeira vista.

Temos uma tendência a minimizar a importância de problemas do imóvel ou do terreno e ao mesmo tempo, damos grande valor para tudo que nos conduza a adquiri-lo. Ficamos menos criteriosos diante desse tipo de situações.

Todo esforço de venda e de marketing tenta envolver o possível comprador emocionalmente. E quando você compra utilizando apenas o seu lado emocional, acaba deixando o lado racional de fora das decisões importantes.

Permitir que pessoas próximas, como membros da família, amigos e pessoas externas participem do processo, será importante, porque estas pessoas não estarão envolvidas pelas fortes emoções que o comprador está e podem detectar problemas graves e falhas no negócio.

5. Assinar o contrato sem ler ou sem entender o que está escrito antes

Jamais assine nada sem antes ler com calma e ter certeza de sua decisão. Não sinta vergonha de falar que não entendeu nada, de perguntar e também não tenha vergonha de pedir a cópia do contrato para levar para casa, ler com mais calma e tirar suas dúvidas.

É incrível como uma caneta tem muito poder. Tome cuidado com a caneta. Não assine nada antes de estar plenamente consciente do que está fazendo.

É melhor gastar um pouco de tempo pesquisando, estudando, aprendendo, consultando outras pessoas para evitar problemas, do que passar o resto da vida tentando resolver problemas gerados por uma simples assinatura em um contrato.

Como comprar um terreno sem dores de cabeça

Agora que você sabe algumas atitudes que devem ser evitadas na hora de comprar um terreno ou um imóvel, continue lendo e confira alguns conselhos para fazer um bom investimento e evitar as dores de cabeça.

Como identificar a valorização de um lote ou imóvel para compra?

Não importa se o seu interesse é em investir em um terreno ou imóvel, se você vai fazer um grande investimento, a primeira coisa a se fazer é avaliar o potencial de valorização do investimento a ser feito. Não é necessário ser nenhum expert no mercado imobiliário para conseguir esse tipo de informações.

Basta fazer uma boa pesquisa para saber como é e como será daqui um certo tempo o comércio local, conversar com vizinhos e comerciantes, por exemplo, é uma ótima forma de obter esse tipo de informações. Se existe a previsão para outros empreendimentos, linhas de ônibus, metrô, faculdades ou shoppings próximo. Dessa forma, você conseguirá avaliar se comprar o lote é realmente uma boa opção.

Documentação

Antes de qualquer negociação, verifique se o espaço está registrado de acordo com as normas da Prefeitura. Confira nas certidões de propriedade, negativa de ônus e alienação se há alguma irregularidade e se o proprietário que consta na documentação é o mesmo que está vendendo. Atente-se sobre a localidade - é uma área de proteção ambiental ou nascente? No geral, a legislação impede que essas sejam ocupadas.

Se você está pensando onde conseguir a maior parte dessas informações, o Cartório de Registro de Imóveis é a resposta. Para se ter uma ideia, a matrícula, é uma espécie de certidão de nascimento do bem e te dará informações como idade do lote, antigos donos e se há possíveis situações impeditivas à venda.

É claro que, contar com a ajuda de uma empresa sólida e de ampla experiência no mercado pode minimizar (e muito) os riscos, afinal, é sempre importante a realização de uma busca detalhada sobre a situação do lote que está prestes a adquirir. Uma imobiliária com Know Hall de mercado irá analisar e conduzir qualquer necessidade de regularização (quando possível) para a compra adequada e juridicamente saudável.

Arquive os documentos

Outra atitude que dará uma maior segurança para você, é arquivar todas as documentações relativas a negociação do imóvel. Faça isso de modo organizado, criando uma pasta virtual e outra física com as informações relativas a compra, por exemplo. Até mesmo mensagens eletrônicas trocadas com corretores ou representantes da empresa devem ser armazenadas.

Caso no futuro seja preciso entrar na justiça, todos esses dados podem ser utilizados como provas. Além disso, manter os documentos arquivados e organizados evita que sejam perdidos, tornando necessária a emissão de uma segunda via, o que pode ser muito dispendioso financeiramente.

A compra do lote atende todas as suas expectativas?

Ainda que não tenha feito uma pesquisa mais aprofundada, você já consegue visualizar como a sua casa vai ficar depois de construída ou decorada não é mesmo? Imagine a frustração de não tirar o seu projeto do papel mesmo depois do lote ou do imóvel comprado.

O Plano Diretor de BH, Lei n° 7.165/96, determina qual o tipo de construção pode ser realizada em determinadas áreas. Em algumas regiões, o plano limita a altura e a quantidade de andares que o imóvel poderá ter.

Por isso, saber se há alguma restrição quanto a construção antes de assinar o contrato, pode ser decisivo para garantir a sua satisfação com a compra.

Abra sua mente

Empreendimentos e bairros em ascensão possuem preços mais acessíveis que os já tradicionais ou requisitados.

Dependendo do seu orçamento, amplie o raio de busca e esteja aberto a considerar a compra em novos bairros que não o pensando inicialmente, ou mesmo em regiões próximas. O mais importante é não ficar preso às ideias iniciais e ter base para comparação.

Mas lembre-se de avaliar o potencial de valorização antes de fazer qualquer condição de compra. Outro ponto importante é que, na maioria das vezes, estes novos empreendimentos possuem, além de preços mais acessíveis, uma metragem superior ao esperado.

Lote Financiados

É necessário se atentar às modalidades de financiamento disponíveis para a compra do lote ou imóvel.

Por se tratar de um financiamento a longo prazo, isso pode interferir no seu orçamento. Por isso, vale a pena consultar as opções disponíveis e refazer os seus cálculos

Investir um tempo maior na visita e conhecer de verdade o lote que está pensando em comprar é a melhor maneira de fazer um bom investimento. O seu bolso e os projetos futuros vão agradecer.

Busque ajuda profissional

Com certeza, você notou quantos aspectos importantes e minuciosos precisam ser levados em consideração para firmar um contrato de compra e venda. Essa tarefa pode ser um desafio para pessoas que não tem muito tempo ou pouco conhecimento sobre o mercado imobiliário.

Contudo, com a ajuda de profissionais, será mais fácil escolher um imóvel, negociá-lo e conduzir o fechamento da venda com mais segurança. Outro auxílio muito eficiente é o uso de ferramentas virtuais para a busca do melhor imóvel para as suas necessidades e que também tenha a documentação em dia com as normas legais.

Essas soluções da tecnologia são oferecidas por meio de aplicativos imobiliários que conectam construtoras ou incorporadoras com pessoas interessadas em adquirir um imóvel. Desse modo, fica mais fácil tomar uma decisão que favoreça você e a sua família.

Lembre-se de que nenhuma transação comercial deve ser realizada com base em palavras, e, sim, com a firma de um contrato. Além disso, verificar a documentação e tomar alguns cuidados essenciais fará com que o processo de compra e venda seja mais tranquilo.

Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre contrato de compra e venda de um lote ou de um imóvel e o que fazer para não ter problemas de imediato ou no futuro.

Não compre imóveis ou terrenos sem antes estar plenamente consciente sobre a sua escolha e muito bem preparado. Esteja pronto para pesquisar e identificar furadas.

Ao buscar se informar e adquirir um maior conhecimento, é possível se livrar de muitas ciladas e até economizar muito dinheiro em todo o processo.

Se planeje bem e só tome a decisão de compra quando estiver realmente pronto e seguro com relação a sua escolha.

Se ainda ficou com alguma dúvida a respeito do contrato de compra de imóveis ou terrenos e os procedimentos para tal investimento, entre em contato conosco.

Até a próxima!

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page